Blues e transgressão no Brasil: apropriações musicais e resistência cultural do rock durante a ditadura militar
Blues and transgression in Brazil: musical appropriations and cultural resistance of rock during the military dictatorship
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v29i1.35697Palavras-chave:
Blues, Barra Rock, Ditadura Militar, Resistência Cultural, História da MúsicaResumo
Este artigo analisa a incorporação do blues, expressão musical de resistência nascida no contexto afro-americano, pelo rock brasileiro da década de 1970, com atenção especial ao movimento conhecido como Barra Rock. Parte-se da hipótese de que a mobilidade do blues, ao atravessar fronteiras culturais e históricas, e sua apropriação por músicos brasileiros constituíram uma forma de resistência simbólica à ditadura militar. Ao ressignificar uma tradição marcada pela marginalidade e pela contestação, o blues ofereceu aos jovens artistas uma linguagem potente para expressar sua oposição à repressão cultural. A pesquisa articula análise de letras, escuta musical e interpretação histórica contextualizada, em diálogo com a historiografia da música popular e da resistência cultural. Sustenta-se que, embora ocupando uma posição marginal no cenário musical da época, a estética do blues mediada pelo rock funcionou como veículo de crítica social e afirmação de identidades alternativas. O trabalho também considera os limites dessa apropriação à luz das particularidades do contexto histórico brasileiro.
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