Blues e transgressão no Brasil: apropriações musicais e resistência cultural do rock durante a ditadura militar

Blues and transgression in Brazil: musical appropriations and cultural resistance of rock during the military dictatorship

Autores

  • Alexandre Saggiorato Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v29i1.35697

Palavras-chave:

Blues, Barra Rock, Ditadura Militar, Resistência Cultural, História da Música

Resumo

Este artigo analisa a incorporação do blues, expressão musical de resistência nascida no contexto afro-americano, pelo rock brasileiro da década de 1970, com atenção especial ao movimento conhecido como Barra Rock. Parte-se da hipótese de que a mobilidade do blues, ao atravessar fronteiras culturais e históricas, e sua apropriação por músicos brasileiros constituíram uma forma de resistência simbólica à ditadura militar. Ao ressignificar uma tradição marcada pela marginalidade e pela contestação, o blues ofereceu aos jovens artistas uma linguagem potente para expressar sua oposição à repressão cultural. A pesquisa articula análise de letras, escuta musical e interpretação histórica contextualizada, em diálogo com a historiografia da música popular e da resistência cultural. Sustenta-se que, embora ocupando uma posição marginal no cenário musical da época, a estética do blues mediada pelo rock funcionou como veículo de crítica social e afirmação de identidades alternativas. O trabalho também considera os limites dessa apropriação à luz das particularidades do contexto histórico brasileiro.

Biografia do Autor

Alexandre Saggiorato, Universidade de Passo Fundo

Doutor em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF) com período sanduíche na Tulane University, New Orleans, EUA. Mestre em História pela UPF. Professor dos cursos de Música e do PPGH da UPF.

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Publicado

22-12-2025

Como Citar

SAGGIORATO, A. Blues e transgressão no Brasil: apropriações musicais e resistência cultural do rock durante a ditadura militar: Blues and transgression in Brazil: musical appropriations and cultural resistance of rock during the military dictatorship. Tempos Históricos, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 38–66, 2025. DOI: 10.36449/rth.v29i1.35697. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/35697. Acesso em: 23 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos