A “crítica ‘Mafaldiana’ ” à sociedade burguesa numa leitura marxista: HQ’s e contra-hegemonia na aula de história

Authors

  • Carlos Eduardo Rebuá Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v14i2.4862

Abstract

A partir da leitura crítica de Mafalda, obra do cartunista argentino Quino, e alicerçados no conceito de hegemonia em Gramsci, buscamos analisar as possibilidades de se construir coletivamente sentidos contra-hegemônicos no ensino de História através do que chamamos de “crítica ‘Mafaldiana’” aos elementos característicos da sociedade burguesa. As contribuições de Gramsci no que diz respeito à educação (a relação dialética entre hegemonia e educação), e sua discussão acerca dos aparelhos privados de hegemonia e da guerra de posição, constituem pilares fundamentais das análises. Em termos metodológicos, foram selecionadas seis tiras de Mafalda, presentes na obra Toda Mafalda, no intuito de subsidiar as reflexões aqui esboçadas.

Published

01-01-2000

How to Cite

OLIVEIRA, C. E. R. A “crítica ‘Mafaldiana’ ” à sociedade burguesa numa leitura marxista: HQ’s e contra-hegemonia na aula de história. Tempos Históricos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 134–153, 2000. DOI: 10.36449/rth.v14i2.4862. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/4862. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê: História e Mídia