A “crítica ‘Mafaldiana’ ” à sociedade burguesa numa leitura marxista: HQ’s e contra-hegemonia na aula de história
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v14i2.4862Resumen
A partir da leitura crítica de Mafalda, obra do cartunista argentino Quino, e alicerçados no conceito de hegemonia em Gramsci, buscamos analisar as possibilidades de se construir coletivamente sentidos contra-hegemônicos no ensino de História através do que chamamos de “crítica ‘Mafaldiana’” aos elementos característicos da sociedade burguesa. As contribuições de Gramsci no que diz respeito à educação (a relação dialética entre hegemonia e educação), e sua discussão acerca dos aparelhos privados de hegemonia e da guerra de posição, constituem pilares fundamentais das análises. Em termos metodológicos, foram selecionadas seis tiras de Mafalda, presentes na obra Toda Mafalda, no intuito de subsidiar as reflexões aqui esboçadas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.