OCIDENTE E ORIENTE NA IDADE MÉDIA: O MODELO SAPIENCIAL DE JUSTIÇA DO REI AFONSO X DE CASTELA (SÉC. XIII)
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v20i2.15736Résumé
O presente estudo analisa a obra legislativa de Afonso X (1221-1284), “Las Siete Partidas”, na qual caracterizo a construção de um modelo ideal de governante, justo e sapiencial. Esse modelo tem por base argumentos históricos e religiosos, tornando-se o exemplo do rei Salomão um dos mais resgatados. Essa proposta, tal como compreendo, atende às demandas do contexto de Afonso X e se tornou possível graças ao contexto intelectual da época.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.