FAKE NEWS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 E AÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO BRASIL

Authors

  • Anthony Felipe Vasineski Unioeste - Cascavel
  • Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouvêa Western Paraná State University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v8i1.29020

Abstract

Objetivo: Identificar que temas de saúde predominaram nas mensagens certificadas como fake news pelo Ministério da Saúde (MS) e que foram difundidas por redes sociais no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, em sua fase inicial. Método: Pesquisa documental com abordagem quantitativa, de caráter descritivo. Os dados foram coletados em página do MS no período de fevereiro a junho de 2020, tabulados e analisados descritivamente por estatística simples e análise temática. Resultados: Foram coletadas 56 mensagens certificadas como fake news e disseminadas na fase de pandemia, denominada de preparação, alerta e primeiras respostas. Os temas principais foram: tratamento, 30,3% (17), descrédito institucional, 19,6% (11), causa, 17,8% (10), disseminação, 14,2% (8) e as demais prevenção e mimese científica com 8,9% (5) cada. O mês de fevereiro registrou o maior número de postagens, sendo os temas causa e tratamento os mais expressivos, e no mês de março o tema tratamento passou a predominar. Conclusão: A proliferação de mensagens falsas afeta a saúde individual e coletiva. O descrédito da ciência e de instituições, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS), configurando-se em tema constante e nefasto para o controle da pandemia.

Author Biographies

  • Anthony Felipe Vasineski, Unioeste - Cascavel

    Acadêmico do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel.

  • Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouvêa, Western Paraná State University

    Doutora em Educação. Professora no curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel/PR.

Published

02/08/2022

How to Cite

VASINESKI, Anthony Felipe; GOUVÊA, Leda Aparecida Vanelli Nabuco de. FAKE NEWS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 E AÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO BRASIL. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 34–45, 2022. DOI: 10.48075/vscs.v8i1.29020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/29020. Acesso em: 4 sep. 2026.