Utilização do processo de enfermagem por enfermeiros docentes e assistenciais

Autores

  • Franciele Foschiera
  • Cláudia Silveira Viera

Palavras-chave:

Processo de enfermagem, Prática profissional, Assistência de enfermagem

Resumo

Objetivou-se, neste estudo, discutir a utilização do processo de enfermagem, como metodologia de trabalho da assistência, na visão dos entrevistados, apresentando uma revisão bibliográfica acerca do processo de enfermagem e de sua importância. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa com análise de conteúdo, conforme o referencial metodológico proposto por Minayo (1994). A amostra constituiu-se de enfermeiros assistenciais e docentes do curso de enfermagem de uma universidade da região oeste do Paraná. Emergiu, na análise dos dados, a categoria “a não utilização do processo de enfermagem”, justificada pela deficiência de recursos humanos e pela utilização do processo de enfermagem como uma cobrança. Constatou-se que o enfermeiro deve resgatar o processo de enfermagem visto na graduação para a prática profissional, mas, para que isso ocorra, não basta a iniciativa do profissional enfermeiro. É preciso o amparo técnico e legal da instituição de trabalho. Outra constatação do estudo foi a precariedade dos documentos relativos aos cuidados de enfermagem, setor que é sensivelmente deficiente, realizando apenas a transmissão oral das informações sobre o paciente, dificultando o planejamento das ações de enfermagem.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

FOSCHIERA, F.; VIERA, C. S. Utilização do processo de enfermagem por enfermeiros docentes e assistenciais. Varia Scientia, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 163–176, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/715. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios