DISCUSSÕES EM TORNO DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: EM BUSCA DO RECONHECIMENTO DA DIFERENÇA.

Autores

  • Renata Santos
  • Fabiane Freire França

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v17i1.10405

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação escolar.

Resumo

O presente artigo objetiva investigar as representações de gênero e sexualidade pelos(as) professores(as) do Ensino Fundamental e Médio da rede Estadual de Ensino. Em razão da importância política e social dessa discussão levantamos as seguintes problematizações: Quais as representações sociais que perduram nos dias atuais de professores e professoras em relação ao gênero e a sexualidade? Como tratar as questões referentes ao gênero e sexualidade em uma sociedade em que grupos que são diferentes da norma androcêntrica e heterossexual são marginalizados? Para tanto, foram realizadas entrevistas e uma oficina com os/as docentes de um colégio da rede pública de ensino, com o intuito de questionar as relações de gênero e sexualidade que ocorrem no ambiente escolar. Posteriormente realizamos uma oficina a fim de (re) pensar certas representações e explanar algumas dúvidas dos professores que foram evidenciadas durante a entrevista.A escolha deste tema é justificável devido às preocupações no que diz respeito às relações de gênero e sexualidade, questionando a necessidade de superação dos preconceitos e discriminação gerados por uma cultura que se apresenta como superior na sociedade humana: a cultura branca, heterossexual, androcêntrica, patriarcal, de classe média.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

SANTOS, R.; FRANÇA, F. F. DISCUSSÕES EM TORNO DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: EM BUSCA DO RECONHECIMENTO DA DIFERENÇA. Ideação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 10–27, 2016. DOI: 10.48075/ri.v17i1.10405. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/10405. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos