DISCUSSÕES EM TORNO DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: EM BUSCA DO RECONHECIMENTO DA DIFERENÇA.
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v17i1.10405Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, Educação escolar.Resumo
O presente artigo objetiva investigar as representações de gênero e sexualidade pelos(as) professores(as) do Ensino Fundamental e Médio da rede Estadual de Ensino. Em razão da importância política e social dessa discussão levantamos as seguintes problematizações: Quais as representações sociais que perduram nos dias atuais de professores e professoras em relação ao gênero e a sexualidade? Como tratar as questões referentes ao gênero e sexualidade em uma sociedade em que grupos que são diferentes da norma androcêntrica e heterossexual são marginalizados? Para tanto, foram realizadas entrevistas e uma oficina com os/as docentes de um colégio da rede pública de ensino, com o intuito de questionar as relações de gênero e sexualidade que ocorrem no ambiente escolar. Posteriormente realizamos uma oficina a fim de (re) pensar certas representações e explanar algumas dúvidas dos professores que foram evidenciadas durante a entrevista.A escolha deste tema é justificável devido às preocupações no que diz respeito às relações de gênero e sexualidade, questionando a necessidade de superação dos preconceitos e discriminação gerados por uma cultura que se apresenta como superior na sociedade humana: a cultura branca, heterossexual, androcêntrica, patriarcal, de classe média.
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