DISCUSSÕES EM TORNO DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: EM BUSCA DO RECONHECIMENTO DA DIFERENÇA.
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v17i1.10405Palabras clave:
Gênero, Sexualidade, Educação escolar.Resumen
O presente artigo objetiva investigar as representações de gênero e sexualidade pelos(as) professores(as) do Ensino Fundamental e Médio da rede Estadual de Ensino. Em razão da importância política e social dessa discussão levantamos as seguintes problematizações: Quais as representações sociais que perduram nos dias atuais de professores e professoras em relação ao gênero e a sexualidade? Como tratar as questões referentes ao gênero e sexualidade em uma sociedade em que grupos que são diferentes da norma androcêntrica e heterossexual são marginalizados? Para tanto, foram realizadas entrevistas e uma oficina com os/as docentes de um colégio da rede pública de ensino, com o intuito de questionar as relações de gênero e sexualidade que ocorrem no ambiente escolar. Posteriormente realizamos uma oficina a fim de (re) pensar certas representações e explanar algumas dúvidas dos professores que foram evidenciadas durante a entrevista.A escolha deste tema é justificável devido às preocupações no que diz respeito às relações de gênero e sexualidade, questionando a necessidade de superação dos preconceitos e discriminação gerados por uma cultura que se apresenta como superior na sociedade humana: a cultura branca, heterossexual, androcêntrica, patriarcal, de classe média.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política a respecto de publicaciones periódicas de libre acceso
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, y la obra se licencia simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons, lo que permite que la obra se comparta con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que ello puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase El efecto del acceso abierto).
Licencia Creative Commons
Esta obra está licenciada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Reconocimiento-No comercial-CompartirIgual 4.0, que permite compartir, copiar, distribuir, exhibir, reproducir, en su totalidad o en partes, siempre que no tenga un propósito comercial y se citen los autores y la fuente.