O VALOR DO CONHECIMENTO PARA SURDOS: UMA TEORIA SUBSTANTIVA CONSTRUÍDA POR MEIO DA GROUNDED THEORY

Autores

  • Amanda Querline da Silva Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i1.17230
Agências de fomento

Palavras-chave:

GroundedTheory. Conhecimento. Surdos.

Resumo

Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral construir uma teoria substantiva para explicar os significados atribuídos ao conhecimento por acadêmicos surdos de uma Instituição de Ensino Superior situada no Noroeste Paranaense. As teorias substantivas objetivam explicar fenômenos em determinadas áreas empíricas. Nesta pesquisa, a escolha da área substantiva ocorreu a partir da consideração de importância de buscar entender signifcado do conhecimento ressaltando as características adversas em relação a construção do conhecimento para surdos. A GroundedTheory, em sua vertente epistemológica baseada no construtivismo / Interacionismo proposta por Strauss e Corbin (2008) foi o método de pesquisa adotado para a obter-se o resultados desta pesquisa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise de dados envolveu procedimentos de: codifcação inicial; codifcação aberta; codificação axial; e codifcação seletiva. Dos resultados da análise, que permitiram a construção da teoria, surgiram as categorias: Conhecimento; Trabalho; Libras; Família e Contexto Social. Entre estas categorias foi identifcada como categoria central, denominada: igualdade de dignidade promovida pelo conhecimento. A partir das proposições geradas durante a análise de dados emergiu uma explicação fundamentada nos dados denominada como: Conhecimento como garantia de dignidade: uma perspectiva de acadêmicos surdos. De acordo com esta teoria substantiva o conhecimento para os surdos desta determinada (IES) está relacionado à igualdade de dignidade que ele promove aos surdos. Espera-se que a teoria substantiva gerada como resultado desta pesquisa possa contribuir para avançar e outros estudos sobre signifcado do conhecimento e sobre a comunidade surda.

Biografia do Autor

Amanda Querline da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Efcaz.

Downloads

Publicado

15-07-2017

Como Citar

DA SILVA, A. Q. O VALOR DO CONHECIMENTO PARA SURDOS: UMA TEORIA SUBSTANTIVA CONSTRUÍDA POR MEIO DA GROUNDED THEORY. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 60–88, 2017. DOI: 10.48075/ri.v18i1.17230. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/17230. Acesso em: 24 abr. 2024.