O VALOR DO CONHECIMENTO PARA SURDOS: UMA TEORIA SUBSTANTIVA CONSTRUÍDA POR MEIO DA GROUNDED THEORY
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v18i1.17230Palabras clave:
GroundedTheory. Conhecimento. Surdos.Resumen
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral construir uma teoria substantiva para explicar os significados atribuídos ao conhecimento por acadêmicos surdos de uma Instituição de Ensino Superior situada no Noroeste Paranaense. As teorias substantivas objetivam explicar fenômenos em determinadas áreas empíricas. Nesta pesquisa, a escolha da área substantiva ocorreu a partir da consideração de importância de buscar entender signifcado do conhecimento ressaltando as características adversas em relação a construção do conhecimento para surdos. A GroundedTheory, em sua vertente epistemológica baseada no construtivismo / Interacionismo proposta por Strauss e Corbin (2008) foi o método de pesquisa adotado para a obter-se o resultados desta pesquisa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise de dados envolveu procedimentos de: codifcação inicial; codifcação aberta; codificação axial; e codifcação seletiva. Dos resultados da análise, que permitiram a construção da teoria, surgiram as categorias: Conhecimento; Trabalho; Libras; Família e Contexto Social. Entre estas categorias foi identifcada como categoria central, denominada: igualdade de dignidade promovida pelo conhecimento. A partir das proposições geradas durante a análise de dados emergiu uma explicação fundamentada nos dados denominada como: Conhecimento como garantia de dignidade: uma perspectiva de acadêmicos surdos. De acordo com esta teoria substantiva o conhecimento para os surdos desta determinada (IES) está relacionado à igualdade de dignidade que ele promove aos surdos. Espera-se que a teoria substantiva gerada como resultado desta pesquisa possa contribuir para avançar e outros estudos sobre signifcado do conhecimento e sobre a comunidade surda.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política a respecto de publicaciones periódicas de libre acceso
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, y la obra se licencia simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons, lo que permite que la obra se comparta con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que ello puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase El efecto del acceso abierto).
Licencia Creative Commons
Esta obra está licenciada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Reconocimiento-No comercial-CompartirIgual 4.0, que permite compartir, copiar, distribuir, exhibir, reproducir, en su totalidad o en partes, siempre que no tenga un propósito comercial y se citen los autores y la fuente.