HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS CONTADA EM HQ

Autores

  • Kelly Priscilla Lódo Cezar Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Gustavo Paulino de Almeida Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i1.17318
Agências de fomento

Palavras-chave:

História em quadrinhos, libras, linguística.

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar a história da educação de surdos contada por meio do gênero textual História em Quadrinhos (HQs). Para atender ao objetivo proposto, a pesquisa está organizada em três grandes momentos: 1) Investigação de cunho
bibliográfco acerca da história da educação de surdos e teoria do gênero textual HQs; 2) Elaboração da HQ e 3) Aplicação da HQ em ambientes educacionais para os surdos: escolas de surdos; escolas inclusivas; sala de recursos. A intenção é contar o período de repressão dos
surdos no mundo via HQ. Junto a isso, explorar o gênero textual HQ em seus aspectos visuais a fm de ir ao encontro dos aspectos visuais das línguas de sinais tornando a forma de contar a história da educação de surdos em uma forma mais próxima dos aspectos linguísticos da língua
de sinais. A proposta de investigação visa contribuir com a elaboração de materiais para com o professor obter uma alternativa de sequência didática capaz de auxiliar na aprendizagem dos surdos – formação de professores.

Biografia do Autor

Kelly Priscilla Lódo Cezar, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora pelo Programa de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná
(UFPR), campus de Curitiba.

Luiz Gustavo Paulino de Almeida, Universidade Federal do Paraná

Graduando do curso de licenciatura letras libras da UFPR. Tradutor/Intérprete da Universidade Positivo. Membro participante do projeto institucional “Gêneros textuais e o ensino para surdos”. Aluno de Iniciação Científca – PVA, UFPR (2016)

Downloads

Publicado

15-07-2017

Como Citar

LÓDO CEZAR, K. P.; PAULINO DE ALMEIDA, L. G. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS CONTADA EM HQ. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 178–194, 2017. DOI: 10.48075/ri.v18i1.17318. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/17318. Acesso em: 19 abr. 2024.