HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS CONTADA EM HQ
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v18i1.17318Palavras-chave:
História em quadrinhos, libras, linguística.Resumo
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar a história da educação de surdos contada por meio do gênero textual História em Quadrinhos (HQs). Para atender ao objetivo proposto, a pesquisa está organizada em três grandes momentos: 1) Investigação de cunhobibliográfco acerca da história da educação de surdos e teoria do gênero textual HQs; 2) Elaboração da HQ e 3) Aplicação da HQ em ambientes educacionais para os surdos: escolas de surdos; escolas inclusivas; sala de recursos. A intenção é contar o período de repressão dos
surdos no mundo via HQ. Junto a isso, explorar o gênero textual HQ em seus aspectos visuais a fm de ir ao encontro dos aspectos visuais das línguas de sinais tornando a forma de contar a história da educação de surdos em uma forma mais próxima dos aspectos linguísticos da língua
de sinais. A proposta de investigação visa contribuir com a elaboração de materiais para com o professor obter uma alternativa de sequência didática capaz de auxiliar na aprendizagem dos surdos – formação de professores.
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