SIGNWRITING: PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS

Autores

  • Murilo Sbrissia Pitarch Forcadell Sbrissia Pitarch Forcadell Universidade Estadual do Paraná
  • Antonio Carlo Frasson Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Elizete Pinto Cruz Sbrissia Pitarch Forcadell Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i1.17319
Agências de fomento

Palavras-chave:

Línguade Sinais. Sistema SignWriting. Formação Profssional.

Resumo

Resumo: A motivação para que esta pesquisa fosse realizada surgiu da necessidade de possibilitar a profssionais de Libras, formação básica para compreensão de um sistema de
escrita para a Língua Brasileira de Sinais, denominado sistema SignWriting. Através do aporte referencial teórico baseado em vários pesquisadores dessa temática e somado a uma
metodologia de ensino orientada pelas práticas de ensino e aprendizagem da escrita de sinais, foi elaborado um material básico intitulado de “SIGNWRITING: Práticas de Aprendizagem
da Escrita da Língua de Sinais”. A língua de sinais é a língua natural dos surdos, sendo utilizada ofcialmente como forma de expressão e comunicação pela comunidade surda desde 2002, quando teve sua aprovação na Lei Federal 10.436/02.
Porém, diante da impossibilidade de escrever essa língua que é visuo-gestual através de um alfabeto oral como o da Língua Portuguesa, surgiu a necessidade de contribuir para a educação dos surdos, trazendo-lhes a possibilidade de grafar a sinalização da língua de sinais. Espera-se que essa pesquisa possa servir de contribuição aos profssionais de Libras no conhecimento e na popularização dessa escrita, a fm de que reforce os conhecimentos linguísticos dos surdos
possibilitando a eles construir sua própria escrita, utilizandopara isso, o sistema SignWriting

Biografia do Autor

Murilo Sbrissia Pitarch Forcadell Sbrissia Pitarch Forcadell, Universidade Estadual do Paraná

Graduado em Letras/Libras, Teologia e em Tecnologia em Logística. Especialista em Educação Bilíngue para Surdos.Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica
Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa..Professor de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Paranavaí.

Antonio Carlo Frasson, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Antônio Carlos Frasson. Graduado em Educação Física. Especialista em Ensino de Educação Física 1º Grau. Mestrado em Educação.Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. É líder do grupo de pesquisa Educação Inclusiva: contextos
de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia. Avaliador institucional e de cursos
do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Email: acfrasson@utfpr.edu.br
3 Elizete Pinto Cruz SbrissiaPitarchForcadell. Graduada em Letras/Libras e Pedagogia. 

Elizete Pinto Cruz Sbrissia Pitarch Forcadell, Instituto Federal do Paraná

Graduada em Letras/Libras e Pedagogia. Especialista em Educação Especial Área da Surdez – Libras e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestranda em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná –UNESPAR/Paranavaí. Professora de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Paranavaí. Tradutora/Intérprete de Libras no Instituto Federal do Paraná, campus Paranavaí. 

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Publicado

15-07-2017

Como Citar

PITARCH FORCADELL, M. S. P. F. S.; FRASSON, A. C.; FORCADELL, E. P. C. S. P. SIGNWRITING: PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 195–212, 2017. DOI: 10.48075/ri.v18i1.17319. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/17319. Acesso em: 20 abr. 2024.