SIGNWRITING: PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v18i1.17319Keywords:
Línguade Sinais. Sistema SignWriting. Formação Profssional.Abstract
Resumo: A motivação para que esta pesquisa fosse realizada surgiu da necessidade de possibilitar a profssionais de Libras, formação básica para compreensão de um sistema deescrita para a Língua Brasileira de Sinais, denominado sistema SignWriting. Através do aporte referencial teórico baseado em vários pesquisadores dessa temática e somado a uma
metodologia de ensino orientada pelas práticas de ensino e aprendizagem da escrita de sinais, foi elaborado um material básico intitulado de “SIGNWRITING: Práticas de Aprendizagem
da Escrita da Língua de Sinais”. A língua de sinais é a língua natural dos surdos, sendo utilizada ofcialmente como forma de expressão e comunicação pela comunidade surda desde 2002, quando teve sua aprovação na Lei Federal 10.436/02.
Porém, diante da impossibilidade de escrever essa língua que é visuo-gestual através de um alfabeto oral como o da Língua Portuguesa, surgiu a necessidade de contribuir para a educação dos surdos, trazendo-lhes a possibilidade de grafar a sinalização da língua de sinais. Espera-se que essa pesquisa possa servir de contribuição aos profssionais de Libras no conhecimento e na popularização dessa escrita, a fm de que reforce os conhecimentos linguísticos dos surdos
possibilitando a eles construir sua própria escrita, utilizandopara isso, o sistema SignWriting
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.