A EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA PRÁTICA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Mafalda Nesi Francischett Unioeste - Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19404
Agências de fomento

Palavras-chave:

Atividade pedagógica, Mediação, Ensino e aprendizagem

Resumo

Para dar a conhecer e sumarizar resultados da pesquisa com o recurso do portfólio no ensino, como uma atividade laboral, fui levada a analisar alguns aspectos sobre sua função na atividade pedagógica. Parece evidente que temas de universos diferentes requeiram geralmente práticas pedagógicas distintas. No entanto, existem práticas comuns nas abordagens adequadas do ato da comunicação em todas as áreas do conhecimento, com os mesmos instrumentos pedagógicos usados em outras áreas distintas. Escrevo sobre minha experiência didática com portfólio utilizado como atividade pedagógica no ensino superior, na disciplina de Cartografia Geral e Temática, no Curso de Licenciatura em Geografia. O principal propósito está na elaboração do portfólio com os alunos, cuja turma teve a disciplina no primeiro ano do Curso (2013). Os mesmos foram novamente consultados no ano de 2016, quando cursavam o 4º Ano do Curso. O ateliê pedagógico foi a própria sala de aula desta pesquisadora ao elaborar o portfólio no seguinte contexto: a) de Sá-Chaves: que baliza o portfólio como estratégia de formação e de supervisão da aprendizagem; b) de Leontiev: na luz da Teoria da Atividade; e c) de Vygotsky: na concepção da mediação pedagógica.

Biografia do Autor

Mafalda Nesi Francischett, Unioeste - Francisco Beltrão

Professora Associada da Unioeste, Francisco Beltrão. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e do Programas de Pós-Graduação em Educação, Unioeste, Francisco Beltrão. Líder do Grupo de Pesquisa RETLEE.

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

FRANCISCHETT, M. N. A EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA PRÁTICA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 57–69, 2018. DOI: 10.48075/ri.v18i2.19404. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/19404. Acesso em: 26 abr. 2024.