FETICHISMO E ALIENAÇÃO NO TRABALHO DO PROFESSOR PESQUISADOR

Autores

  • Silvia Alves Santos
  • Julia Malanchen

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v19i2.21363
Agências de fomento

Palavras-chave:

Produtividade, Ensino Superior, Trabalho docente.

Resumo

O presente artigo objetiva mostrar como o mecanismo da alienação incide nas práticas universitárias de professores pesquisadores. Analisamos que, a alienação, por vezes, contida
nas práticas universitárias, nem sempre é reconhecida no processo de produção científica, por motivos que vão desde o reconhecimento ou status acadêmico à necessidade de complementação financeira por meio de projetos de pesquisa, bolsas produtividade, participações em bancas, entre outros. A análise aqui pretendida busca evidenciar as pressões que incidem sobre os professores pesquisadores. Tentamos compreender como as relações dos processos de produção na sociedade capitalista aos poucos vão redefinindo o trabalho dos
docentes nas universidades públicas. Pretendemos um diálogo que busca elucidar o possível “seqüestro da subjetividade” envolvida na produção científica de professores pesquisadores na
universidade pública brasileira, a partir do modelo de avaliação da Capes, incidindo diretamente nas práticas universitárias, criando consequentemente uma nova cultura universitária.

Downloads

Publicado

17-12-2018

Como Citar

ALVES SANTOS, S.; MALANCHEN, J. FETICHISMO E ALIENAÇÃO NO TRABALHO DO PROFESSOR PESQUISADOR. Ideação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 111–125, 2018. DOI: 10.48075/ri.v19i2.21363. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/21363. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos