ORGANIZAÇÃO SOCIAL, CORRUPÇÃO E/OU TRANSFORMAÇÃO? OS SENTIDOS DA POLÍTICA PARA JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i1.23903
Agências de fomento
CNPq e Fundação Araucária

Palavras-chave:

Jovens, Universidade, Sentidos da política

Resumo

Nesse artigo, analisamos os sentidos que jovens universitários do estado do Paraná atribuem à política, buscando compreender esta dimensão para além da via formal e partidária. Para a produção dos dados, realizamos entrevistas com 18 universitários dos cursos de Pedagogia e História da Universidade Estadual do Paraná. A pesquisa foi desenvolvida em um período de efervescência política, econômica e social do Brasil, marcado por movimentos como o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e, em âmbito estadual, as greves dos servidores do Paraná em 2015 e 2016, além do movimento de ocupação de escolas e universidades pelos jovens, entre outros. Para a análise do material empírico, elaboramos três eixos que permitem compreender tendências nas relações dos jovens com a dimensão política. Os resultados evidenciam a multiplicidade de sentidos e experiências dos jovens universitários no que diz respeito à política, expressando que esta dimensão é entendida ora como estruturante da sociedade, ora como instituição e práticas associadas à corrupção ou, ainda, como elemento vinculado à emancipação dos sujeitos e à transformação da sociedade.

Biografia do Autor

Leonardo Carvalho Souza, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Graduado em Serviço Social e Pedagogia. Mestre pelo Programa Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (PPGSeD/Unespar).

Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Educação. Professora do Programa Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e do Programa em História Pública (PPGHP) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Frank Antonio Mezzomo, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutor em História Cultural. Professor do Programa Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e do Programa em História Pública (PPGHP) da Universidade Estadual do Paraná.

Downloads

Publicado

21-03-2020

Como Citar

SOUZA, L. C.; PÁTARO, C. S. de O.; MEZZOMO, F. A. ORGANIZAÇÃO SOCIAL, CORRUPÇÃO E/OU TRANSFORMAÇÃO? OS SENTIDOS DA POLÍTICA PARA JOVENS UNIVERSITÁRIOS. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 25–53, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i1.23903. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23903. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos