PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA AS CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPO: DISPUTAS ENTRE PROJETOS EDUCATIVOS PARA OS TRABALHADORES

Anderson dos Anjos Pereira Pena, Clarice Zientarski, Sabrina de Bragança

Resumo


Este trabalho pretende promover discussões acerca das principais propostas pedagógicas postas para as classes multisseriadas do campo, sugerindo a necessidade de superação daquelas que não atendem aos interesses concretos de vida e trabalho dos povos do campo, no sentido de contribuir para a transformação social. Neste intuito, apresenta como sugestão a aproximação da teoria histórico-crítica com o trabalho pedagógico das classes multisseriadas da educação do campo, como uma proposta concreta e revolucionária.


Palavras-chave


Classes multisseriadas; educação do campo; teoria histórico-crítica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.24488

Direitos autorais 2020 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

REVISTA IDEAÇÃO

____________________________________________________________________________________________________________

e-ISSN: 1982-3010 — ISSN: 1518-6911

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Foz do Iguaçu

Centro de Educação e Letras

Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil

[ ideacao@yahoo.com.br ]