PAULO FREIRE: O ROUSSEAU DO SÉCULO VINTE: A ESSÊNCIA DE SUAS IDEIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO DO PONTO DE VISTA DE UM INDIANO E A PERSPECTIVA DO TERCEIRO MUNDO

Autores

  • Asoke Bhattacharya

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26704
Agências de fomento

Palavras-chave:

Paulo Freire, Brasil e Terceiro Mundo.

Resumo

Paulo Freire, como filósofo, associou a alfabetização à libertação e, como pedagogo, apresentou inovações revolucionárias nas técnicas de alfabetização do analfabeto adulto. Em seu método único, uma pessoa analfabeta poderia ser alfabetizada em um período de trinta horas. A evolução da epistemologia freireana foi atribuída às condições de vida no Nordeste brasileiro. Muitas das ideologias de Freire estavam enraizadas na história do Brasil. A colonização do país pelos portugueses e a forma como a população indígena foi submetida ao trabalho escravo e, posteriormente, a importação de milhões de escravos africanos para trabalhar nas plantações - provocaram profundas feridas psicológicas nas relações humanas. Escravidão, a forma mais degradante de relação social e econômica juntamente com a união sexual do senhor com o escravo trouxe uma espécie de sadismo por parte da supremacia branca e certo masoquismo por parte de indígenas e africanos. Mesmo após a abolição da escravidão (1888), o sadismo e o masoquismo continuaram assombrando a sociedade brasileira. As cicatrizes eram bastante visíveis durante o tempo de Freire, razão pela qual ele caracterizou a realidade do Brasil como 'opressora'. Apesar de tanto a humanização quanto a desumanização serem alternativas reais, apenas a primeira pode ser a 'vocação' do povo, e mesmo sendo constantemente negada, é afirmada por essa mesma negação, conjecturou Freire. A história do Brasil nos últimos quinhentos anos tem sido estudada; foi investigado como as várias fases de sua história resultaram na formulação da teoria e na prática de Freire sobre alfabetização e libertação. Por fim, foi explorada a aplicabilidade de sua teoria e pedagogia no campo da educação de adultos em outros países do terceiro mundo, incluindo a Índia.

Biografia do Autor

Asoke Bhattacharya

Professor of adult education and mass communication. A social philosopher.A biographer of Che Guevara, Paulo Freire and several existentialist thinkers like Kierkegaard,Heidegger and Sartre.

Downloads

Publicado

01-01-2021

Como Citar

BHATTACHARYA, A. PAULO FREIRE: O ROUSSEAU DO SÉCULO VINTE: A ESSÊNCIA DE SUAS IDEIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO DO PONTO DE VISTA DE UM INDIANO E A PERSPECTIVA DO TERCEIRO MUNDO. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 141 –, 2021. DOI: 10.48075/ri.v23i1.26704. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26704. Acesso em: 26 abr. 2024.