PAULO FREIRE: O ROUSSEAU DO SÉCULO VINTE: A ESSÊNCIA DE SUAS IDEIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO DO PONTO DE VISTA DE UM INDIANO E A PERSPECTIVA DO TERCEIRO MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26704Keywords:
Paulo Freire, Brasil e Terceiro Mundo.Abstract
Paulo Freire, como filósofo, associou a alfabetização à libertação e, como pedagogo, apresentou inovações revolucionárias nas técnicas de alfabetização do analfabeto adulto. Em seu método único, uma pessoa analfabeta poderia ser alfabetizada em um período de trinta horas. A evolução da epistemologia freireana foi atribuída às condições de vida no Nordeste brasileiro. Muitas das ideologias de Freire estavam enraizadas na história do Brasil. A colonização do país pelos portugueses e a forma como a população indígena foi submetida ao trabalho escravo e, posteriormente, a importação de milhões de escravos africanos para trabalhar nas plantações - provocaram profundas feridas psicológicas nas relações humanas. Escravidão, a forma mais degradante de relação social e econômica juntamente com a união sexual do senhor com o escravo trouxe uma espécie de sadismo por parte da supremacia branca e certo masoquismo por parte de indígenas e africanos. Mesmo após a abolição da escravidão (1888), o sadismo e o masoquismo continuaram assombrando a sociedade brasileira. As cicatrizes eram bastante visíveis durante o tempo de Freire, razão pela qual ele caracterizou a realidade do Brasil como 'opressora'. Apesar de tanto a humanização quanto a desumanização serem alternativas reais, apenas a primeira pode ser a 'vocação' do povo, e mesmo sendo constantemente negada, é afirmada por essa mesma negação, conjecturou Freire. A história do Brasil nos últimos quinhentos anos tem sido estudada; foi investigado como as várias fases de sua história resultaram na formulação da teoria e na prática de Freire sobre alfabetização e libertação. Por fim, foi explorada a aplicabilidade de sua teoria e pedagogia no campo da educação de adultos em outros países do terceiro mundo, incluindo a Índia.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.