ROQUETE-PINTO E O DISCURSO SOBRE MÍDIA NA EDUCAÇÃO

Iara de Oliveira Gomes, Márcia Gomes Euletério da Luz, Teresa Kazuko Teruya

Resumo


Este artigo aborda as contribuições de Roquette Pinto na difusão
da rádio educativa, marcando a primeira iniciativa brasileira de mídia na educação. O discurso sobre mídia na educação foi uma das aspirações registradas no documento do Manifesto de 1932 como uma proposta para renovar a educação nacional. Nos ideais dos Pioneiros da Educação Nova, os recursos tecnológicos, como o cinema e o rádio na transmissão da informação e do conhecimento, seriam eficazes para o processo de democratização da cultura no Brasil. Atualmente, a utilização das mídias na educação e na formação de professores é um discurso presente no espaço escolar, que requer uma reflexão consistente sobre a atuação dos meios de comunicação na atividade docente.

Palavras-chave


Mídia na educação, formação de professores, cultura.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 1969 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

REVISTA IDEAÇÃO

____________________________________________________________________________________________________________

e-ISSN: 1982-3010 — ISSN: 1518-6911

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Foz do Iguaçu

Centro de Educação e Letras

Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil

[ ideacao@yahoo.com.br ]