POR POLÍTICAS LINGUÍSTICO-EDUCACIONAIS SENSÍVEIS AO CONTEXTO DA TRÍPLICE FRONTEIRA ARGENTINA-BRASIL-PARAGUAI

Autores

  • Isis Ribeiro Berger

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v13i2.5666
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Políticas Linguísticas, Educação, Fronteira, Mercosul

Resumo

Foz do Iguaçu localiza-se na fronteira com Argentina e Paraguai e caracteriza-se pelo hibridismo linguístico-cultural oriundo do trânsito dos indivíduos entre os três países. Embora a situação de fronteira seja assim caracterizada, as fronteiras simbólicas entre os países são concretizadas em práticas escolares, que muitas vezes acentuam as diferenças entre os indivíduos (HALL, 2008; SANTOS, 2004). A (re)produção do preconceito com relação aos brasiguaios na Educação Básica já foi tema de pesquisa neste cenário. Neste artigo apresenta uma discussão que toma por base um caso em que a diferença linguística foi considerada um entrave na produção intelectual de uma estudante do ensino superior residente na fronteira. Assim, verifica-se a importância da implementação de políticas linguístico-educacionais para a fronteira, de forma a integrar e promover atitudes favoráveis em relação à língua e cultura de indivíduos dos países vizinhos.

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Publicado

16-02-2012

Como Citar

BERGER, I. R. POR POLÍTICAS LINGUÍSTICO-EDUCACIONAIS SENSÍVEIS AO CONTEXTO DA TRÍPLICE FRONTEIRA ARGENTINA-BRASIL-PARAGUAI. Ideação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 33–44, 2012. DOI: 10.48075/ri.v13i2.5666. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/5666. Acesso em: 19 abr. 2024.