MADONNA NO CHÃO? UMA REFLEXÃO SOBRE FETICHISMO, MODA E INDÚSTRIA CULTURAL EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS DA DOLCE E GABBANA

Autores

  • Lilian Bambirra de Assis
  • Kelen Vanzin Moura da Silva
  • Fernanda Tarabal Lopes

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v15i1.7884
Agências de fomento
FAPEMIG e CEFET-MG

Palavras-chave:

Indústria Cultural, Teoria crítica, Fetichismo, Moda, Retórica da Imagem.

Resumo

Objetivou-se com o artigo analisar como a moda e o fetiche são massificados pela mídia através de mensagens subliminares de gênero, poder e submissão.  A moda, aliada à Indústria Cultural e ao fetiche, manipula a massa, sendo a mídia um dos principais meios para esse processo. Neste artigo, trabalhou-se com os conceitos de moda, sexo e poder, abordados por Steele (1997) e com o conceito de indústria cultural de Horkheimer e Adorno (1947). Foram analisadas duas peças publicitárias Dolce&Gabbana, protagonizadas por Madonna, a partir da retórica da imagem de Barthes (1964). Observou-se que os objetos de fetiche enredam uma recorrência, a da figura materna, que está na base de compreensão do fetichismo. O discurso da moda corrobora com poderosas formas de controle, maquiadas em arranjos de aparência inocente, pois lança mão de elementos fetichistas que irão se ligar às construções imaginárias e psíquicas dos sujeitos, garantindo legitimidade à mensagem veiculada pela mídia.

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Publicado

01-09-2013

Como Citar

ASSIS, L. B. de; SILVA, K. V. M. da; LOPES, F. T. MADONNA NO CHÃO? UMA REFLEXÃO SOBRE FETICHISMO, MODA E INDÚSTRIA CULTURAL EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS DA DOLCE E GABBANA. Ideação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 194–215, 2013. DOI: 10.48075/ri.v15i1.7884. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/7884. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos