O ENSINO DE EQUAÇÕES PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Renata Camacho Bezerra
  • Vera Lucia de Souza Magnoni

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v15i1.8049
Agências de fomento
SEED e SETI

Palavras-chave:

Educação Especial, Equação do 1º grau, Material Concreto.

Resumo

Este artigo relata a utilização do material pedagógico Equal que procura sanar as dificuldades de aprendizagem dos alunos eficientes visuais e/ou videntes com dificuldades de aprendizagem. A matemática muitas vezes é considerada como sendo uma disciplina que exige maior atenção, e os alunos deficientes visuais na maioria das vezes sentem maiores dificuldades, pois a comunicação (visual, auditiva, etc.) está comprometida, e em muitos casos os educadores não sabem como ensinar/trabalhar com este aluno, por se tratar de uma dificuldade tão específica. Ao longo deste artigo, que apresenta o trabalho desenvolvido no projeto “O uso de materiais concretos no ensino de equações do 1º grau para alunos deficientes visuais e/ou videntes, com dificuldades de aprendizagem” procuramos discutir as dificuldades que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, especificamente, no conteúdo de equação de 1º grau e acreditamos que com a utilização do material concreto (Equal) e com profissionais melhor preparados para trabalhar com a diversidade em sala de aula, estaremos dando um passo importante para superar as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos deficientes visuais e alunos com dificuldades de aprendizagem.

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Publicado

01-09-2013

Como Citar

BEZERRA, R. C.; MAGNONI, V. L. de S. O ENSINO DE EQUAÇÕES PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Ideação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 183–193, 2013. DOI: 10.48075/ri.v15i1.8049. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/8049. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos