ÉVÈNEMENT: O HERÓI TRÁGICO (IMORTAL) SOB O VIÉS DO MATERIALISMO LACANIANO

Autores

  • Míriam Zafalon
  • Marisa Corrêa Silva
Agências de fomento

Palavras-chave:

Evento. Sujeito Imortal. Materialismo Lacaniano.

Resumo

A partir dos estudos sobre o Materialismo Lacaniano e das investigações sobre os fatores que amparam o pensamento contemporâneo, Alain Badiou (1994) argumenta que o fracasso dos discursos que regem a sociedade é fruto de uma ideologia ética equivocada. A preservação dos direitos do homem e o respeito à diversidade estão entre os imperativos que naturalizam a ideologia dominante como sustentáculo da massificação humana. Para suplantar os valores de uma generalização que conduz ao jugo e à omissão, o filósofo apresenta a “ética das verdades”, na qual o sujeito prescinde da postura universal de vitimização, potencializando-se em sua subjetividade. Desta forma, coloca-se em primeiro plano o reconhecimento do Mesmo, a capacidade de buscar um processo de verdade. Distanciando-se do comportamento passivo e da unanimidade, surge o sujeito imortal, o qual resiste à conduta de “animal-para-a-morte”, fidelizando-se a um Evento, ocorrência que transformará muitas vidas e levará à plenitude. A personagem Prometeu eleva-se à categoria de imortal no momento em que presenteia a raça humana com a liberdade, por meio da dádiva do fogo. Este Evento é um chamado ao qual Prometeu atende e pelo qual ele abre mão das regalias do mundo dos deuses, ultrapassando os limites de uma existência típica para construir o caráter da transcendência, a imortalidade. Em detrimento dos castigos torturadores que passa sofrer, Prometeu mantém-se fiel à ruptura que instaura, encarnando um autêntico guerreiro contra o despótico poderio olímpico.

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Publicado

17-12-2014

Como Citar

ZAFALON, M.; SILVA, M. C. ÉVÈNEMENT: O HERÓI TRÁGICO (IMORTAL) SOB O VIÉS DO MATERIALISMO LACANIANO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 30, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10760. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários