O TRABALHO COM O GÊNERO PROVÉRBIO EM SALA DE AULA

Autores

  • Helena Maria Ferreira
  • Mauricéia Silva de Paula Vieira
Agências de fomento
CAPES, FAPEMIG

Palavras-chave:

provérbios, leitura, oralidade.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo em que buscamos discutir a utilização do gênero textual provérbio no ensino de língua portuguesa. Para a consecução do objetivo proposto, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica em que se buscou compilar e analisar a conceituação/caracterização dos provérbios, bem como as potencialidades do gênero para a aquisição e/ou para o aperfeiçoamento de habilidades linguístico-discursivas. Assim sendo, foi possível assegurar que o provérbio traz contribuições substanciais ao ensino de língua portuguesa, pois constitui um gênero que comporta várias possibilidades de exploração. Foi possível observar possibilidades metodológicas para o desenvolvimento de atividades didáticas que envolvam questões ligadas à fonologia, à morfologia, ao léxico, à sintaxe e à semântica, além de questões ideológicas e culturais, o que pode tornar as aulas de língua portuguesa mais profícuas e interessantes, as quais propiciarão aos alunos uma análise dos elementos linguísticos utilizados cotidianamente no seu contexto social, assim como a análise de conteúdos ideológicos/culturais presentes  nas expressões proverbiais, ampliando a proficiência linguística e discursiva dos alunos. 

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Publicado

27-01-2014

Como Citar

FERREIRA, H. M.; VIEIRA, M. S. de P. O TRABALHO COM O GÊNERO PROVÉRBIO EM SALA DE AULA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 14, n. 26, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/9282. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos