“LÁ EMBAIXO”: PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O COTIDIANO DO BAIRRO ONDE VIVEM, DO LADO BRASILEIRO DA FRONTEIRA

Autores

  • Marisa Elizabete Cassaro Godoy
  • Regina Coeli Machado e Silva
Agências de fomento

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as percepções das crianças sobre a escola e o bairro onde vivem, às margens do rio Paraná, em Foz do Iguaçu. Embora esse contexto dê lugar a formas de vida singulares para todos os moradores fronteiriços dos três países, nosso interesse nas crianças de quinto ano do ensino fundamental, do lado brasileiro, concentra-se nas percepções sobre o espaço onde residem, caracterizado por concentrar diversas atividades de transporte de mercadorias vindas do Paraguai. A criança, compreendida por meio das contribuições teóricas da antropologia da criança e da infância, é vista como atuante e também produtora de cultura. Os dados foram obtidos por meio da pesquisa etnográfica e técnicas próprias da psicologia como histórias de vida e desenhos. Uma das percepções evidenciadas é que ser criança no bairro é viver sob olhares de suspeita e experimentar sentimentos ambíguos, quando se referem ao trabalho dos adultos, mas também experimentar sentimentos de cuidado e a proteção desses adultos para com eles.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

GODOY, M. E. C.; SILVA, R. C. M. e. “LÁ EMBAIXO”: PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O COTIDIANO DO BAIRRO ONDE VIVEM, DO LADO BRASILEIRO DA FRONTEIRA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 28, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11206. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: LINGUAGEM, SOCIEDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MANIFESTAÇÕES NA DIVERSIDADE