A EXCLUSÃO DOS IDOSOS NA MÍDIA IMPRESSA: O QUE É DITO E O QUE É SILENCIADO SOBRE ELES

Eliane Righi de Andrade

Resumo

A proposta deste trabalho é discutir algumas representações deidosos que aparecem na mídia impressa (revista Veja), através da análise da materialidade linguística de recortes discursivos selecionados. Nosso objetivo é levantar questionamentos sobre a identidade do idoso na sociedade contemporânea, através do imaginário que é construído por esses meios de comunicação, numa perspectiva teórica dos discursos e dos estudos da identidade. Tal problemática se põe em relevância no momento em que a população envelhece e denega esse envelhecimento, em nome da busca de um imaginário da eterna juventude. Propomo-nos, com a análise, revelar um pouco do imaginário social do idoso veiculado por essa mídia e problematizar as identidades propostas aos idosos por esses veículos deinformação, buscando desconstruir estereótipos e produzir novos olhares sobre a velhice, de forma a disseminar tal debate em outras instâncias discursivas, como o discurso pedagógico.

Palavras-chave

Representações do Idoso; Mídia impressa; Identidade.

Texto completo:

PDF