ENCONTROS DIALÓGICO-REFLEXIVOS SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E LETRAMENTO(S) EM UMA ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE UMA PESQUISA

Cláudia Graziano Paes de Barros, Nádia Cristina da Silva Santos

Resumo


O presente artigo é parte de uma pesquisa que objetivou investigar as práticas de leitura e letramento de alunos de uma escola pública da cidade de Rondonópolis, Mato Grosso, e promover encontros reflexivos com os professores a fim de conhecer as suas concepções e práticas no que tange ao ensino-aprendizagem de leitura, buscando colaborar para a reflexão crítica sobre essas práticas. Para tanto, o trabalho proposto guiou-se pelas teorias de leitura e letramento crítico, aliadas aos pressupostos teóricos de Bakhtin e à teoria de aprendizagem e desenvolvimento humano de Vygotsky. Os dados revelaram que os alunos participam de práticas variadas de letramento(s) nos contextos extra-escolares, no entanto o contexto do letramento escolar desvela uma centralização das atividades em tarefas tradicionais na escola, em especial na cópia de textos e atividades do quadro negro. Nos primeiros encontros com as professoras, suas percepções sobre essas leituras e práticas eram marcadas pela incerteza, pela não compreensão do que fazer diante de alguns problemas escolares.  À medida que os encontros foram acontecendo, os discursos das professoras puderam revelar momentos de reflexão crítica.


Palavras-chave


leitura; letramento crítico; escola pública

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