DIALOGISMO ENTRE OS IRMÃOS GRIMM E CHICO BUARQUE: REVISITANDO NARRATIVAS INFANTIS CLÁSSICAS

Autores

  • Cristiane Schmidt
Agências de fomento

Palavras-chave:

Dialogismo, Conto e Fábula, Aspectos contextuais e temáticos.

Resumo

O ato de narrar histórias e de recriar o mundo pela fantasia, assim como discorrer sobre a condição humana, são dimensões essenciais das histórias destinadas ao universo infantil. A leitura, a análise e a produção de narrativas infantis em ambientes educativos auxiliam no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças-leitoras. Assim, a abordagem dialógica e interativa de textos tem sido tema de vários debates nos estudos literários, linguísticos e, de forma geral, na área da educação. A partir do exposto, discuto, inicialmente, conceitos atrelados à concepção dialógica da linguagem a partir dos postulados teóricos de Mikhail Bakhtin (1997) e de estudiosos da perspectiva bakhtiniana no contexto nacional (FARACO, 2001; BRAIT, 2005). Para tanto, o objetivo desta investigação consiste em propor um diálogo entre as narrativas infantis “Os Músicos de Bremen” (1812) dos Irmãos Grimm e “Os Saltimbancos” de Chico Buarque (1977). Neste sentido, apresento uma abordagem contextualizada dessas histórias, procurando resgatar a origem dos contos de fadas e a sua consolidação no contexto medieval. A metodologia adotada consiste numa abordagem qualitativa, a partir de análise da temática do conto e da fábula – objetos deste estudo - procurando destacar as semelhanças e diferenças, bem como as representações sociais, políticas e culturais presentes nessas narrativas.

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Publicado

20-07-2015

Como Citar

SCHMIDT, C. DIALOGISMO ENTRE OS IRMÃOS GRIMM E CHICO BUARQUE: REVISITANDO NARRATIVAS INFANTIS CLÁSSICAS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 16, n. 32, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11812. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DOS DISCURSOS: GESTOS ANALÍTICOS DE DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS