VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL

Fiama Aparecida Vanz, Marlete Sandra Diedrich

Resumo

Este estudo discute aspectos relacionados à variação linguística sob a perspectiva da Sociolinguística Educacional. Tem como objetivo principal compreender a relação entre princípios advindos da Sociolinguística e o ensino de Língua Materna, bem como refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem, aprofundando a discussão de questões relacionadas à variação linguística no âmbito escolar, buscando aperfeiçoar as metodologias de ensino. Este estudo faz uso de uma abordagem metodológica de cunho qualitativo e bibliográfico, uma vez que pretende desenvolver conhecimento teórico sobre a Sociolinguística Educacional articulando esses princípios com elementos práticos do ensino de língua. Para tanto, busca-se construir uma proposta de intervenção pedagógica, a fim de incentivar os professores a desenvolver suas práticas pedagógicas pautando-se na língua em uso, nas situações comunicativas, a fim de aperfeiçoar a competência comunicativa dos alunos. Trata-se de uma proposta ainda não aplicada que deve ser adaptada conforme o contexto extralinguístico no qual a comunidade escolar está inserida, para então tornar-se de fato uma intervenção. Por ora, objetiva fazer pensar acerca da sua viabilidade.

Palavras-chave

Sociolinguística Educacional; Variação Linguística; Proposta de Intervenção.

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