CONTATO LINGÜÍSTICO E BILINGÜISMO: ALGUMAS REFLEXÕES PARA O ESTUDO DO FENÔMENO DA VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v9i16.1704Resumo
Os estudos sobre as línguas em contato têm suscitado interessepor parte de pesquisadores da área da linguagem, especialmente da sociolingüística, por constituírem material potencial para a descrição e a compreensão das várias instâncias que atuam nos processos de interação, quais sejam lingüísticas, sociais, históricas, psicológicas, entre outras. O motivo pelo qual estudiosos têm se dedicado às investigações
de comunidades e falantes bilíngües está representado na possibilidade de compreender o uso da língua como elemento desencadeador de ambientes particulares de interação, governados pela necessidade de comunicação e pela constituição de identidades, em que se podem compreender as várias facetas do modus operandi das línguas. É como pensar que, em cada elocução, submergem elementos que constituem
o sujeito falante e que remetem a um mundo particular, o qual se faz não apenas pela história de cada um, mas pela sua cultura e pela sua tradição. O estudo do contato lingüístico e dos fenômenos lingüísticos decorrentes desta realidade sociocultural move-se no interior das teorias da variação lingüística, entendidos como decorrentes de fatores inerentes à condição humana. Dentre as perspectivas e tendências, destaca-se o contexto particular de interação do falante diante de condições específicas em comunidades bi e monolíngües. Toma-se, assim, o fenômeno do contato lingüístico e seus resultados, dentre eles a alternância de código e os empréstimos lingüísticos, como processos mediados por uma realidade “multimodal”, em que cada situação comunicativa se desdobra em feixes de complexidade que revelam pistas para descrição e análise do fenômeno da variação lingüística.
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
VANDERCI DE ANDRADE, A.; SANIMAR, B. CONTATO LINGÜÍSTICO E BILINGÜISMO: ALGUMAS REFLEXÕES PARA O ESTUDO DO FENÔMENO DA VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p. 11–25, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v9i16.1704. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1704. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Dossiê: Variedade, Norma e Gênero
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