Fronteiras Platinas em Mato Grosso do Sul (Brasil/Paraguai/Bolívia): Biogeografias na Arte, Crítica Biográfica Fronteiriça, Discurso Indígena e Literaturas de Fronteira

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Mato Grosso do Sul, Pensamento Fronteiriço, Pós-colonialismo, Sujeitos marginalizados.

Resumo

Este texto apresenta uma resenha da obra FRONTEIRAS PLATINAS EM MATO GROSSO DO SUL (Brasil/Paraguai/Bolívia): biogeografias na arte, crítica biográfica fronteiriça, discurso indígena e literaturas de fronteira, escrita por Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Edgar Cézar Nolasco, Vânia Maria Lescano Guerra e Zélia Ramona Nolasco dos S. Freire. O livro, publicado pela Editora Pontes de Campinas, é fruto de reflexões empreendidas ao longo dos anos por esses pesquisadores do estado de Mato Grosso do Sul (MS), de diferentes universidades, acerca da crítica do pensamento fronteiriço. A obra é constituída de quatro capítulos, além de um prefácio e uma apresentação, em um total de seis textos. A partir de diferentes lugares enunciativos, os autores fomentam a importância dos estudos que pensam os sujeitos marginalizados, no intuito de destacar as noções-chave que atravessam reflexões de intelectuais fronteiriços e se apoiam, sobretudo, nos estudos pós-coloniais, epistemologias outras que constituem o ponto de partida para os estudos no âmbito das artes, da literatura e da linguística.

Biografia do Autor

João Paulo Ferreira Tinoco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possuo graduação em Letras/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (2014). Sou aluno do Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Tenho experiência na área da Linguística Aplicada, sob a pluma da perspectiva desconstrutivista e do pensamento crítico-reflexivo. Os estudos que nós vimos fazendo concentram-se em temáticas relacionadas à: exclusão, identidade e tradução.

Referências

BESSA-OLIVEIRA, Marcos A.; NOLASCO, Edgar C.; GUERRA, Vânia M. L.; S. FREIRE, Zélia R. N. dos. (Orgs.). Fronteiras platinas em Mato Grosso do Sul (Brasil/Paraguai/Bolívia): biogeografias na arte, crítica biográfica fronteiriça, discurso indígena e literaturas de fronteira. Campinas: Pontes, 2017.

CORACINI, Maria J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

HEIDEGGER, M. Construir, habitar, pensar. In: ______. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Marcia Sá Schuback. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 125-142.

NOLASCO, Edgar Cézar. Perto do coração selbaje da crítica fronteriza. São Carlos: Pedro & João, 2013.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2012.

Downloads

Publicado

15-05-2018

Como Citar

TINOCO, J. P. F. Fronteiras Platinas em Mato Grosso do Sul (Brasil/Paraguai/Bolívia): Biogeografias na Arte, Crítica Biográfica Fronteiriça, Discurso Indígena e Literaturas de Fronteira. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 42, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20180010, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/19035. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas