Multiletramentos e Ensino de Literatura em Língua Inglesa na Formação do Professor em Um Curso EaD

Autores

Agências de fomento
Universidade Estadual de Maringá, EaD

Palavras-chave:

Ensino de literatura em língua inglesa, educação a distância, multiletramentos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar e discutir uma proposta de Ensino de Literatura em Língua Inglesa, a partir da análise de um livro didático, elaborado em 2014 para um Curso de Letras-EaD, acrescida de comentários dos alunos postados na plataforma Moodle. O livro contempla os principais gêneros literários (poesia, conto, drama e romance) e exemplos de textos literários desses gêneros que têm sua circulação expandida para canções, adaptações/traduções, telenovelas e filmes. Além disso, há sugestões de atividades para o texto literário em sala de aula do Ensino Básico e questões para a reflexão crítica do professor de literatura de língua inglesa segundo a pedagogia dos multiletramentos. Embora não haja na grade curricular do ensino regular uma disciplina voltada para a literatura em língua inglesa, acreditamos que não podemos ignorar todo esse material na sala de aula de língua inglesa no contexto brasileiro, pois ele pode contribuir para o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos. Esta discussão se justifica por possibilitar reflexões sobre o ensino de literatura via outros meios (além do livro escrito) em uma configuração de ensino superior que ainda está galgando degraus para transpor barreiras geográficas, políticas, culturais e sociais – como é o caso da Educação a Distância no Brasil. O aporte teórico deste estudo se fundamenta em teóricos dos multiletramentos (COPE, B; KALANTZIS, M., 2000), das multimodalidades (KRESS, 2000) e da educação a distância (MOORE, 2002).

Biografia do Autor

Vera Helena Gomes Wielewicki, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas

Professora permanente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, Área de Concentração Estudos Literários, Linha de Pesquisa Campo Literário e Construção do Leitor

Liliam Cristina Marins, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas

Professora permanente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, Área de Concentração Estudos Literários, Linha de Pesquisa Campo Literário e Construção do Leitor

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Publicado

04-12-2018

Como Citar

WIELEWICKI, V. H. G.; MARINS, L. C. Multiletramentos e Ensino de Literatura em Língua Inglesa na Formação do Professor em Um Curso EaD. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 44, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20180026, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20261. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Transculturalidade, Linguagem e Educação