Memória, Pós-memória e Formação Crítica de Professores de Línguas

Autores

Agências de fomento
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico

Palavras-chave:

Memória. Pós-memória. Formação de Professores.

Resumo

As narrativas e as histórias sobre as experiências dos professores em formação, antes e durante seu trabalho profissional, são comumente utilizadas para entender as identidades dos professores de línguas, por elas estar influenciadas pelas experiências gravadas nas memórias. Porém, o conceito de pós-memória emergiu recentemente e parece não ter sido ainda utilizado na educação dos professores de línguas. Neste artigo, se comentam as possibilidades de utilizar o conceito de pós-memória na educação de professores de línguas, através das narrativas sobre as suas experiências. O propósito é estudar com mais profundidade as influências de eventos históricos traumáticos, como O Regime Militar no Brasil, sobre as identidades dos professores de inglês no Brasil, antes e durante seu trabalho profissional, através das narrativas e histórias sobre as suas experiências. O principal objetivo é analisar as relações e inter-relações entre memória, pós-memória e experiências e as identidades dos professores de inglês, especialmente com relação às experiências influenciadas pelo período militar no Brasil.

Biografia do Autor

Andrea Machado de Almeida Mattos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2011), com período de estágio de doutorado (doutorado sanduiche) na University of Manitoba, em Winnipeg, no Canadá (2009). Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada, ensino de língua inglesa, desenvolvimento do professor de língua estrangeira, pesquisa em sala de aula, pesquisa narrativa, reflexão crítica e novos letramentos. É pesquisadora Pq-2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Professora Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. 

Érika Amâncio Caetano, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em ensino de língua inglesa (2007) e é mestre, doutora e pós-doutoranda em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2014/2017). Atualmente é Professora Adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Mina Gerais (UFMG). Trabalhou como professora no curso de Letras do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), tendo atuado também na rede básica de ensino no Colégio São Paulo (ensino médio - EM), no SEB (ensino fundamental II - EF II - e EM) e no Colégio Bernoulli (EF II e EM). Trabalhou como professora substituta de língua inglesa na Faculdade de Letras da UFMG (2016). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento crítico, ensino de língua inglesa, formação de professores de inglês e linguística aplicada.

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Publicado

21-05-2019

Como Citar

MATTOS, A. M. de A.; CAETANO, Érika A. Memória, Pós-memória e Formação Crítica de Professores de Línguas. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 46, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/21611. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO ATUAL: REFLEXÃO E RESISTÊNCIA