Arbitrariedade e Iconicidade na constituição dos Itens Lexicais da Libras

Autores

  • Jorge Bidarra Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná nos cursos de Ciência da Computação. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas PORLIBRAS (www.unioeste.br/porlibras) e Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Sociedade - UNIOESTE/CNPq. E-mail: jorge.bidarra@unioeste.br/jorgebidarra@hotmail.com.
  • Rosana de Fátima Janes Constâncio Universidade Federal da Grande Dourados
Agências de fomento

Palavras-chave:

Libras. Itens lexicais. Evolução.

Resumo

O presente artigo evidencia a questão da relação dos fenômenos linguísticos de arbitrariedade e iconicidade na constituição dos itens lexicais da Libras, buscando refletir possíveis mudanças, variações ou evoluções considerando o primeiro registro do dicionário iconográfico no século XIX. O registro histórico da Língua Brasileira de Sinais, doravante Libras, data do século XIX, com o dicionário iconográfico, reproduzido por Flausino José da Gama, como sendo um meio de divulgar e disseminar a língua de sinais. Após este primeiro registro outros dicionários e manuários foram elaborados visando atender distintos objetivos, ora para ensinar uma língua para os surdos, ora para estabelecer a comunicação e ora visando a integração na sociedade.  O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como uma língua natural e a sua regulamentação a nível nacional é fruto do século XXI, portanto a Libras ainda tem um longo percurso investigativo nas diversas áreas a ser explorada. Na área da linguística o que nos instiga a pesquisar são os conceitos linguísticos de arbitrariedade e iconicidade, uma vez que para muitos o fato de alguns itens lexicais remeter a forma provoca uma ilusória interpretação de que todo e qualquer sinal em libras é icônico. Estes conceitos são objeto de investigação em várias línguas de sinais, tanto no oriente como no ocidente, visando uma melhor compreensão da estrutura e formação das línguas de sinais. Assim, o debate sobre iconicidade e arbitrariedade serão norteadores para nossa discussão sobre a relação destes fenômenos linguísticos na constituição da Libras.

Biografia do Autor

Jorge Bidarra, Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná nos cursos de Ciência da Computação. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas PORLIBRAS (www.unioeste.br/porlibras) e Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Sociedade - UNIOESTE/CNPq. E-mail: jorge.bidarra@unioeste.br/jorgebidarra@hotmail.com.

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná nos cursos de Ciência da Computação, Mestrado e Doutorado de Letras (linha de pesquisa: mecanismos da linguagem, com ênfase em lexicologia/lexicografia, extração de informação em bases de dados não estruturadas). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas PORLIBRAS (www.unioeste.br/porlibras) e Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Sociedade - UNIOESTE/CNPq. E-mail: jorge.bidarra@unioeste.br/jorgebidarra@hotmail.com.

Rosana de Fátima Janes Constâncio, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda do PPG em Letras da UNIOESTE, com área de concentração em Linguagem e Sociedade, Linha de Pesquisa Estudos da Linguagem: Descrição dos fenômenos linguísticos, culturais, discursivos e de diversidade. Mestre em Educação Escolar (2010). Graduada em Pedagogia (1996) e Letras Libras (2012). Docente da Faculdade de Educação a Distância – EaD/UFGD. Membro do grupo de Pesquisa GELES – Grupo de Estudos em Libras e Educação de Surdos. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEPEI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva. E-mail: rojanesinterprete@gmail.com

Referências

BRASIL, Lei nº 10.436 DE 24 de abril de 2002. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm> Acesso em 28/11/2018.

CAPOVILLA Fernando César, RAPHAEL, Walquíria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. Editora da Universidade de São Paulo – Edusp. São Paulo, SP. 2001

COSTA, Vitor Hugo. Iconicidade e produtividade na língua brasileira de sinais: a dupla articulação da linguagem em perspectiva; Orientadora, Maria Angélica Furtado da Cunha – Natal, RN, 2009. 187 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

GAMA, Flausino José da. Iconografia dos signaes dos surdos-mudos / Flausino José da Gama – Rio de Janeiro: INES, 2011. (Série Histórica do Instituto Nacional de Educação de Surdos; 1)

GIVÓN, T. Iconicity, isomorphism and nonarbitray coding in syntax. In: HAIMAN, J. (ed.) Iconicity in Sintax. Amsterdam: John Benjamins, 1985. P. 187-219.

MARTELOTTA, M. E.; AREAS, E. K. A visão funcionalista da linguagem no século

XX. In: FURTADO DA CUNHA, M. A.; RIOS DE OLIVEIRA, M.; MARTELOTTA,

M. E. Lingüística funcional: teoria e prática. R. de Janeiro: Faperj/DP&A, 2003.

FURTADO DA CUNHA, M. A.; COSTA, M. A.; CEZARIO, M. M. . Pressupostos teóricos fundamentais. In: Maria Angélica Furtado da Cunha; Mariângela Rios de Oliveira; Mário Eduardo Martelotta. (Org.). Linguística Funcional - teoria e prática. 2ed.São Paulo: Parábola, 2015, v. 1, p. 21-47

LEUFKENS, S. Transparency in language. A typological study. Amsterdã. Tese de Doutorado. Universidade de Amsterdã. 2014.

NEVES, M. H. M. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

OATES, Eugênio. Linguagem das Mãos. Gráfica Editora Livro S.A. Rio de Janeiro, 1969.

SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças/ Carlos Skliar (org). 6º ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

SOFIATO, Cassia Geciauskas. Do desenho à litografia: a origem da língua brasileira de

sinais. / Cassia Geciauskas Sofiato. – Campinas, SP: [s.n.], 2011.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2012

Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. Linguagem de Sinais. Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados Cesário Lange, SP. 1992

STOKOE, W. 1960. Sign Language Structure: An outline of the visual communication systems of the american deaf. Studies in Linguistics, nº 8. University of Buffalo.

Downloads

Publicado

29-01-2020

Como Citar

BIDARRA, J.; CONSTÂNCIO, R. de F. J. Arbitrariedade e Iconicidade na constituição dos Itens Lexicais da Libras. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 48, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/23702. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: LÍNGUAS DE SINAIS – CONQUISTAS E DESAFIOS