FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PROCESSO E O PRODUTO

Autores

  • Andresa Guedes Kaminski Alves
  • Terezinha Costa Hübes

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, ensino da Língua Portuguesa, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

o presente trabalho tem como tema a formação continuada de professores e sua estreita relação com os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos iniciais. Seu principal objetivo é oferecer, aos profissionais desse nível de ensino e demais interessados, uma discussão acerca dos caminhos para uma atuação mais consistente em sala de aula. Para tanto, tecemos considerações sobre as políticas públicas municipais para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa, a fim de refletir sobre a importância do planejamento de ações voltadas à formação continuada nos municípios e seus reflexos no IDEB. A discussão será subsidiada pelas proposições da Lingüística da Enunciação com base em Bakhtin (1992, 2003) entre outros. Assim, para dar sustentação à discussão, selecionamos um município da região Oeste do Paraná, para o qual lançaremos nosso olhar sobre as políticas públicas de formação continuada e seus reflexos no ensino da Língua Portuguesa. Estas reflexões estão articuladas ao Núcleo de Pesquisa organizado pelo Projeto Formação Continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná, ligado ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, e ao Programa Observatório da Educação - CAPES/INEP/SECAD.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ALVES, A. G. K.; HÜBES, T. C. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PROCESSO E O PRODUTO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 12, n. 23, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6026. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Leitura e Formação: Professores Leitores