SITE DA UNIOESTE EM LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Juci Mara Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v6i10.787

Resumo

Partindo de uma concepção de tradução como uma transferência lingüística e cultural, o intuito do presente trabalho é prosseguir a investigação sobre tradução sob uma perspectiva bem específica, que é identificar uma abordagem de tradução, formada por um conjunto de es- tratégias utilizadas durante o processo tradutório. A tradução como foco de estudo justifica-se primeiramente, por atender a um processo contínuo de pesquisa na área, e por ser considerada como a quinta habilidade necessária para a aprendizagem de uma língua estrangeira. O estudo de autores contemporâneos - que apresentavam abordagens para o processo tradutório - foram tomadas como base para análise/tradução do corpus, o qual é constituído por textos com informações genéricas sobre o site da UNIOESTE. Constatamos que os estudos tradutológicos estão expandindo seus paradigmas e como conseqüência, tratam inclusive das relações de poder que permeiam a tradução. Da mesma maneira, no exercício de transposição lingüística, percebemos que os conceitos e abordagens propostos pelos autores resultam em um trabalho mais consciente e criterioso, e também proporcionam maior confiança ao tradutor com relação ao resultado final de seu trabalho. Acreditamos que o objetivo do projeto, qual seja, suporte teórico e pragmático para o desenvolvimento do projeto /tradução do site (da língua portuguesa para a língua Inglesa) foi atingido. Desta forma, a informação sobre os cursos da Unioeste disponibilizada também em língua inglesa, pode atingir a um número maior de pesquisadores e estudantes universitários originários de países não falantes de língua portuguesa.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

CORDEIRO, J. M. SITE DA UNIOESTE EM LÍNGUA INGLESA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 6, n. 10, p. p. 165–183, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v6i10.787. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/787. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos