ARGUMENTOS E ETHOS DISCURSIVO EM “RICOS E POBRES”

Autores

  • Janete Maria de Conto

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v8i14.912

Resumo

O profissional da área de linguagem deve ter o compromisso de explorar os aspectos relevantes ao gênero textual selecionado para trabalhar em sala de aula junto aos seus alunos, pois se acredita que a exploração destes aspectos é necessária para se compreender os significados discursivos possíveis na relação texto e contexto. Refletindo sobre esta questão é que este artigo centra-se no estudo da crônica Os Ricos e Pobres, escrita por Martha Medeiros e publicada no caderno Donna, do jornal Zero Hora dominical, de dois de julho de dois mil e seis, tendo por objetivo a análise dos argumentos explorados pela escritora e do ethos discursivo, que gradativamente é construído no desenvolvimento da argumentação. A sustentação teórica desta análise está centrada, principalmente, em Reboul (2000) e Amossy (2005), para estabelecer a identificação dos argumentos e do ethos discursivo a partir das escolhas lexicais apresentadas por quem realiza a produção, neste caso, Martha Medeiros, e que se tornam elementos lingüísticos importantes para quem consome, ou seja, os leitores do caderno Donna, especificamente da coluna produzida por Martha. Assim, acredita-se que tal análise seja de substancial valor para que, a partir dela, se torne possível ao profissional de linguagem, estabelecer propostas de trabalho com os alunos, cujos resultados sejam significantes e funcionalmente relevantes em suas vidas, possibilitando-lhes aguçar sua capacidade crítica diante das leituras realizadas.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE CONTO, J. M. ARGUMENTOS E ETHOS DISCURSIVO EM “RICOS E POBRES”. Línguas & Letras, [S. l.], v. 8, n. 14, p. p. 193–206, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v8i14.912. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/912. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos