A PLURALIDADE DO GÉNERO EM BRAZIL ON THE MOVE, DE JOHN DOS PASSOS

Autores

  • Fernanda Luísa Feneja
Agências de fomento

Palavras-chave:

narrativa de viagens – género literário – representação cultural – o eu e o outro-/ travel writing – literary genre – cultural representation – the self and the other

Resumo

Este texto  pretende dialogar com questões de Édipo, o personagem mitológico, no ensejo do teatro trágico de Sófocles. Em sua jornada reflexiva em busca de seu ser, sobretudo na peça Édipo Rei, Édipo investiga seu próprio caminho para a morte. Propomos refletir a morte como condição de possibilidade para a emergência de Édipo a partir de suas próprias ruínas. Assim, nosso pressuposto é que o des-encobrimento da verdade de Édipo culmine, ao final da peça, com a morte de uma de suas personas, de um dos eus da personagem. A questão da interpretação, portanto, é fundamental, e dela origina o título deste trabalho. Pois, Édipo é hermeneuta na medida em que interpreta o enigma que estrutura sua própria história mítica.

Downloads

Publicado

17-12-2014

Como Citar

FENEJA, F. L. A PLURALIDADE DO GÉNERO EM BRAZIL ON THE MOVE, DE JOHN DOS PASSOS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 30, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/9806. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários