Fornecimento de leveduras vivas para novilhos Holandeses em confinamento com dieta 100% concentrada
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v14i0.11704Palabras clave:
aditivos alimentares, bovinocultura de leite, produção de carne, Saccharomyces cerevisiae.Resumen
Destinar os bezerros oriundos de rebanhos leiteiros para a produção de carne é uma alternativa interessante de renda. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do fornecimento de leveduras (Saccharomyces cerevisiae) sobre o desempenho de novilhos Holandeses em confinamento. Os animais receberam dieta 100% concentrada, composta de 80% de milho grão inteiro e 20% de núcleo proteico, adicionada ou não de levedura. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, composto por dois tratamentos com oito repetições. O uso do probiótico não alterou de forma significativa a conversão alimentar (média de 3,90 kg kg-1), o consumo de matéria seca diário (média de 5,30 kg) e o consumo de matéria seca em relação ao peso corporal (média de 2,32%). Porém, o ganho de peso médio diário dos animais que consumiram probiótico foi 12,35% maior, sendo de 1,519 kg contra 1,352 kg para o grupo controle. Os animais que consumiram a levedura apresentaram custo de produção maior em 7,14%, no entanto, a margem de lucro foi maior em 5,77% por animal. A utilização do aditivo de levedura em confinamento de bezerros holandeses aumenta o ganho de peso médio diário e o lucro por animal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.