Gestão da participação e da aprendizagem: O caso de uma organização de alimentos de Paraná

Autores/as

  • Angelise Valladares
  • José Garcia Leal Filho
  • Artur Roman

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v9i2.307

Resumen

A gestão participativa nas organizações contemporâneas promove a transferência do aprendizado individual para o organizacional, ao facilitar o intercâmbio de informações e experiências entre os colaboradores nas práticas de trabalho e nos processos decisórios. A partir desse entendimento, o presente artigo tem o objetivo de descrever e analisar os processos de gestão de uma organização brasileira do setor de alimentos à luz dos referenciais da participação e da aprendizagem organizacionais. Os resultados do estudo de caso permitem concluir que as atividades desenvolvidas primam pela participação dos indivíduos nas decisões, em todos os níveis e funções, graças a uma estrutura organizacional que promove a interação comunicativa. Tais ações são viabilizadas pelo envolvimento e comprometimento com a missão e com as estratégias organizacionais, ao mesmo tempo, que se coadunam com práticas aderentes ao conceito de aprendizagem organizacional, materializado nos estilos de aprendizagem organizacional identificados.

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Publicado

24-04-2007

Cómo citar

VALLADARES, A.; FILHO, J. G. L.; ROMAN, A. Gestão da participação e da aprendizagem: O caso de uma organização de alimentos de Paraná. Informe GEPEC, [S. l.], v. 9, n. 2, 2007. DOI: 10.48075/igepec.v9i2.307. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/307. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos