PRIMEIRA INFÂNCIA NA AMAZÔNIA LEGAL: UMA ANÁLISE DO AMBIENTE SOCIOECONÔMICO NA REGIÃO DE INFLUÊNCIA IMEDIATA DE ARAGUAÍNA – TO/Early childhood in the Legal Amazon: an analysis of the socio-economic environment in the region of immediate influence of Araguaína -TO
DOI:
https://doi.org/10.48075/igepec.v28i2.33149Palavras-chave:
Cadastro Único, Desenvolvimento humano, Pobreza, Amazônia Legal, InfânciaResumo
Buscando compreender como as questões socioeconômicas atravessam a primeira infância na Amazônia Legal, mais especificamente na região de influência imediata de Araguaína/TO (RIIA), este trabalho levantou dados do Cadastro Único referente a famílias, indivíduos totais e crianças na primeira infância cadastradas no programa, comparando-os com a população total. Foi feita uma análise descritiva-analítica relacionando como o ambiente em que a criança cresce influencia o desenvolvimento humano com a quantidade de pessoas vulnerabilizadas nesta região. O trabalho conclui que mais de setenta por cento das crianças na primeira infância moradoras da RIIA se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, afetando seu desenvolvimento devido à limitação do acesso a experiências vividas tanto por elas quanto pela rede social em que estão inseridas.
Abstract: Seeking to understand how socioeconomic issues permeate early childhood in the Legal Amazon, more specifically in the region of immediate influence of Araguaína/TO (RIIA), this work collected data from the Single Registry regarding families, total individuals and early childhood children registered in the program , compared to the total population. A descriptive-analytical analysis was carried out relating how the environment in which children grow up influences human development with the number of vulnerable people in this region. The work concludes that more than seventy percent of early childhood children living in RIIA are in socioeconomic vulnerability, affecting their development due to limited access to experiences lived both by them and by the social network in which they are inserted.
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