CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26534

Palavras-chave:

Método Paulo Freire. Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos e Etnomatemática Ensino e Aprendizagem.

Resumo


Este artigo reflete sobre as contribuições de Paulo Freire no ensino de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e tem como objetivo analisar os pressupostos freireanos nas práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática nessa modalidade de ensino. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que abordou pontos importantes sobre: Paulo Freire e sua importância para a Educação brasileira; Educação de Jovens e Adultos; Modalidade de ensino; O ensino da Matemática na EJA; Os pressupostos freireanos e a Educação Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva da Etnomatemática trazendo as metodologias mobilizadas para a difusão de conhecimentos nessa modalidade de ensino e a repercussão do processo de ensino e de aprendizagem articulados aos estudos da Etnomatemática. A pesquisa revelou que os pressupostos freireanos articulados aos estudos da Etnomatemática estão presentes quando o professor cria argumentos e faz levantamento de problemas socioculturais e educativos com os estudantes para trabalhar os conteúdos matemáticos. Assim, os estudos freireanos, os da Etnomatemática e da Educação Matemática apresentam interlocução na efetivação e organização do ensino de Matemática para a EJA, tendo a problematização e o diálogo como elementos propulsores na construção do ensino e da aprendizagem.

 

 

 

Biografia do Autor

Liliane Rodrigues de Almeida Rodrigues de Almeida Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Pedagoga - Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - Integrante do Grupo de Estudo e de Pesquisa em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Matemática, com mestrado em
Educação e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas. Tutora do Grupo
PET/Conexões de Saberes Indígenas. Líder do Grupo de Estudo e de Pesquisas em Sistemas
Socioculturais de Educação Matemática; Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas de
Práticas Investigativas em Educação Matemática e do Grupo de Estudos e
Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Contexto da Amazônia Legal.

Downloads

Publicado

24-06-2021

Como Citar

RODRIGUES DE ALMEIDA MENEZES, L. R. de A.; PEREIRA DE MELO, E. A. CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 130–151, 2021. DOI: 10.48075/ri.v24i2.26534. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26534. Acesso em: 9 dez. 2021.