CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26534Keywords:
Método Paulo Freire. Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos e Etnomatemática Ensino e Aprendizagem.Abstract
Este artigo reflete sobre as contribuições de Paulo Freire no ensino de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e tem como objetivo analisar os pressupostos freireanos nas práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática nessa modalidade de ensino. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que abordou pontos importantes sobre: Paulo Freire e sua importância para a Educação brasileira; Educação de Jovens e Adultos; Modalidade de ensino; O ensino da Matemática na EJA; Os pressupostos freireanos e a Educação Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva da Etnomatemática trazendo as metodologias mobilizadas para a difusão de conhecimentos nessa modalidade de ensino e a repercussão do processo de ensino e de aprendizagem articulados aos estudos da Etnomatemática. A pesquisa revelou que os pressupostos freireanos articulados aos estudos da Etnomatemática estão presentes quando o professor cria argumentos e faz levantamento de problemas socioculturais e educativos com os estudantes para trabalhar os conteúdos matemáticos. Assim, os estudos freireanos, os da Etnomatemática e da Educação Matemática apresentam interlocução na efetivação e organização do ensino de Matemática para a EJA, tendo a problematização e o diálogo como elementos propulsores na construção do ensino e da aprendizagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.