Empreendedorismo na escola: uma possibilidade para projetar e realizar sonhos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i1.26995
Agencias de apoyo
Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palabras clave:

Empreendedorismo, Educação Financeira, Cooperativa Mirim.

Resumen

O empreendedorismo na escola é muito pertinente, pois pode articular situações reais e promover o protagonismo, bem como ativar um processo de ensino-aprendizagem por meio da interpretação e enfrentamento de acontecimentos que podem ocorrer dentro ou fora do ambiente escolar. Da mesma forma, pode possibilitar a idealização e a efetivação de determinadas aspirações, tanto individuais quanto coletivas. Portanto, neste artigo, apresentamos um projeto de empreendedorismo realizado em 2018 e 2019 na Escola Municipal Najla Barakat, em Foz do Iguaçu/PR, o qual envolveu vinte e dois estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, e que teve como propósito inicial contextualizar conceitos matemáticos com vistas à realidade vivenciada pelos envolvidos. Na ocasião, apresentamos atividades e desenvolvemos práticas educativas destacando a importância do consumo sustentável e, nesse sentido, compartilhamos conhecimentos sobre diferentes tipos de empreendimentos, além de laborar para a concretização de um sonho coletivo daquela turma, que visava realizar um passeio de formatura a um parque aquático. Teoricamente, o projeto embasou-se em referenciais que versam sobre o empreendedorismo escolar, tais como Dolabela (2003; 2006; 2008) e Dornelas (2014) e, metodologicamente, seguiu princípios do trabalho colaborativo, conforme define Ferreira (2006). Assim, com esse projeto, concluímos que contextualizar o ensino de conceitos matemáticos com a realidade vivenciada pelos estudantes torna a aprendizagem efetiva, e que proceder de modo empreendedor, cooperativo e colaborativo produz muitos resultados positivos, tais como valores, o respeito mútuo, o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e de várias habilidades matemáticas.

Biografía del autor/a

Andrielli Jorge da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Mestranda do PPGEn da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Campus de Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Centro de Engenherias e Ciências Exatas - CECE. Curso de Matemática. Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEn.

Publicado

01-01-2022

Cómo citar

DA SILVA, A. J.; LÜBECK, M. Empreendedorismo na escola: uma possibilidade para projetar e realizar sonhos. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 63–79, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i1.26995. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26995. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos