Internacionalização da educação e economia criativa

uma relação de existência mutualística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.28565

Palavras-chave:

Economia Criativa, Internacionalização da Educação, Interculturalidade

Resumo

Disserta sobre os elementos de intersecção entre os campos científicos da Economia Criativa e da Internacionalização da Educação, com o objetivo de demonstrar que concepções conceituais dos setores da Indústria Criativa são construídas através da educação intercultural, ao mesmo tempo em que este campo se apropria de valores e simbolismos representados pelos setores criativos e culturais. Estabelece-se, assim, uma relação mutuamente benéfica e de necessária observação para o desenvolvimento formativo direcionado a ambos os objetos investigados. Ao fim do estudo, entende-se que, ao mesmo tempo que são as atividades criativas responsáveis por preservar e promover os elementos culturais e criativos de nossa realidade cotidiana, a literacia cultural do indivíduo é que permite processos cognitivos de aquisição de conhecimento e de processos e atos criativos, constituindo, assim, um ciclo virtuoso na vida daqueles indivíduos que se permitem essa proposição e que desempenham papéis profissionais e estratégicos na Economia Criativa.

Biografia do Autor

Cristiano Fortes Zanin, Universidade Feevale

Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7179-5803

Vanessa Amalia Dalpizol Valiati, Universidade Feevale

Doutora e mestra em Ciências da Comunicação, bacharela em Jornalismo. Professora no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9183-2301

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda. Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: maxrs@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2038-8191 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6886286484926003

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855  

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

ZANIN, C. F. .; VALIATI, V. A. D. .; PINHEIRO, C. M. P. .; BARTH, M. Internacionalização da educação e economia criativa: uma relação de existência mutualística. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 157–171, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i2.28565. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/28565. Acesso em: 29 mar. 2024.