Personagens da comunicação entre fronteiras

análises das narrativas da revista veja sobre uma ilha comunista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.29088

Palavras-chave:

América latina, revista Veja, Cuba, narrativas, política internacional

Resumo

Os resultados de pesquisa apresentados neste artigo objetivam compreender a formação política e cultural nas fronteiras comunicacionais como consequência da globalização, com reflexo nas mediações para formação de conhecimento social sobre a América Latina. Neste processo de interações sociais e conflitos de poder, as narrativas resultam de estratégias para composição de significados com seleção de vozes e performance dos personagens nos acontecimentos políticos, na construção de territorialidade política e cultural de narrativa hegemônica, cuja tessitura da trama, centra-se, neste contexto, em Cuba sob regime comunista. A metodologia empregada é a Análise Crítica da Narrativa, na análise de procedimentos dos narradores na configuração dos agentes sociais na diegese jornalística. O corpus da pesquisa resulta de enredos políticos da revista Veja, semanário tradicional brasileiro e ampla audiência, sobre cobertura política do país latino-americano entre os anos de 2008 e 2010, quando da aproximação com os Estados Unidos, com enfoque no período de mudanças da presidência com a impossibilidade física de Fidel Castro para governar a nação. Sobressaindo-se das análises a concepção de um núcleo simbólico de personagens, em consequência de estratégias construção da tessitura da trama política da revista Veja na defesa do modelo neoliberal, com reflexo na economia e cultura regional.

Biografia do Autor

Antonio Sebastião da Silva, UFMT

Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) em Comunicação, na linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade. Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), professor do quadro efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Campus Barra do Garças. Coordenador do projeto Mediações Latino-americanas, como desdobramento de pesquisa de Mídia e Política. Autor do livro Mediações Latino-americanas (2020)

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

SILVA, A. S. da. Personagens da comunicação entre fronteiras: análises das narrativas da revista veja sobre uma ilha comunista. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 85–105, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i2.29088. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29088. Acesso em: 20 abr. 2024.