Processos de institucionalização do grupo escolar Don Pedro II de novo Hamburgo-RS (1930-1942)

Autores

  • José Edimar Souza Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29321

Palavras-chave:

Instituições escolares, grupos escolares, processos de escolarização

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o processo de implantação do grupo escolar no município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Valendo-se de documentos acessados em acervos de diferentes arquivos buscou compreender os primeiros tempos de funcionamento da instituição entre as décadas de 1930 e 1940. A investigação orienta-se pelos pressupostos da História Cultural vale-se dos procedimentos analíticos documentais: escritos, orais e icnográficos. A institucionalização do ensino primário, por meio do ensino graduado, implicou compreender os impactos da implantação deste tipo de instituição, saberes e práticas que, contextualizadas, possibilitam inferir sobre as permanências e (des)continuidades em uma região de colonização germânica.

Biografia do Autor

José Edimar Souza, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor e Pós-doutor em Educação UNISINOS.

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação - UCS. 

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Publicado

01-01-2023

Como Citar

SOUZA, J. E. Processos de institucionalização do grupo escolar Don Pedro II de novo Hamburgo-RS (1930-1942). Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 26–38, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i1.29321. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29321. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos