O trabalho escolar com leitura

Apropriação de objetos culturais e formação integral dos sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30036

Palavras-chave:

Cultura, Escolarização, Formação Humana, Leitura, Prática Social

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender como o desenvolvimento de um percurso de ensino convergente com a perspectiva histórico-cultural pode contribuir para formação humana integral dos sujeitos. Movidos por esse objetivo, o estudo teórico-epistemológica e tem suas implicações teórico-metodológicas ancoram-se pelo materialismo histórico e dialético (Vigotski, 2007 [1984]; 2099 [1934]; Leontiev, 1978; Haddad, 1999; Heller, 2008 [1970]; Duarte; Martins, 2013; Saviani; Duarte, 2010). A metodologia de pesquisa volta-se a uma pesquisa-ação (Thiollent, 2009 [1985]), e a metodologia da ação, compreende a metodologia defendida por Saviani (2012 [1983]). As reflexões se aprofundaram na temática da leitura e da formação humana potencialmente facultadas pela intervenção pedagógica de então (Britto, 2003; 2012; 2015; Duarte; Martins, 2013; Saviani; Duarte, 2010).  As compreensões depreensíveis desse processo são relevantes para o campo de estudos em Educação Linguística, na medida em que subsidiam a reflexão e potenciais avanços no processo de formação humana escolar devido ao planejamento docente, o qual converteu-se num conjunto de ações que possibilitou aos sujeitos a apropriação de conceitos científicos e instrumentos, que permitem aos alunos transcendência das formas pragmáticas de leituras em favor da apropriação de objetos da cultura mais densos.

Biografia do Autor

Cintia Franz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (2007). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Catariana - UFSC e doutoranda em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Rio do Sul- SC e Professora de Língua Inglesa na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Atualmente exerce o cargo de Diretora de Gestão Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio do Sul. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Linguística - GEPEL (UFRG e UFSC) e do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA .

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

FRANZ, C. O trabalho escolar com leitura: Apropriação de objetos culturais e formação integral dos sujeitos. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 33–54, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30036. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30036. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos