Maternidade e cárcere

Autores

  • Vanessa Kopke Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.30070

Palavras-chave:

Maternidade, Cárcere, Direito à saúde

Resumo

Fruto de uma dissertação de mestrado apresentado a Universidade Federal Fluminense, o presente artigo tem por objetivo analisar o direito à saúde das mulheres grávidas, puérperas e lactantes inseridas nos presídios do Estado do Rio de Janeiro. Tendo em vista que a população carcerária feminina aumentou 656% em 16 anos, tornando-se imprescindível averiguar se o ambiente penal se encontra capacitado para receber essa parcela da população. A pesquisa foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se de legislações internacionais como as Regras de Bangkok para confrontar a norma com a realidade descrita nos artigos científicos que tiverem como metodologia a pesquisa empírica. Entretanto, os resultados apresentados evidenciam que existe muita norma para pouco direito, isto é, apesar da vasta quantidade de normas internas e externas que protegem a mulher presa que esteja grávida, lactante ou puérpera, na realidade os mecanismos não se encontram presentes de fato na atualidade, gerando como consequência para essas mulheres e seus filhos além de prejuízos a saúde física, um desgaste mental, com a sensação iminente de perda da sua prole.

Biografia do Autor

Vanessa Kopke, Universidade Federal Fluminense

Mestra em Justiça Administrativa pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2022). Especialista em Direito Administrativo e Direito Anticorrupção (2021). Especialista em Direito de Família e Sucessões (2022). Bacharel em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2019). Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Conflitos, Cidadania e Segurança Pública (Laesp/UFF); Pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Educacionais no Ensino de Planejamento e Gestão em Saúde da Universidade Federal Fluminense. Advogada.

Downloads

Publicado

01-01-2023

Como Citar

KOPKE, V. Maternidade e cárcere. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 203–221, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i1.30070. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30070. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos